titre de patience

2 juin 2010

você vem pra frança. iêi. intercambio, dois anos, tudo lindo, tudo bem. lá no brasil já começa o martírio para fazer um passaporte, conseguir documentos, conseguir bolsa, conseguir visto, conseguir vir. aí você tem que abrir conta em banco aqui, fazer contrato de celular, contrato de eletricidade, plano de saúde, mutuelle, contrato da residência, CAF, carta de transporte público. aí você tem que pedir seu primeiro titre de séjour (documento para morar na frança, uma "carta de identidade").

governo francês decide então que esse ano, no primeiro ano, você não terá um titre, mas sim uma vignette, um adesivo colado no seu passaporte que tem o mesmo valor de um titre. só que o mesmo governo esquece de avisar pra todas as outras repartições públicas e privadas, e então você também tem que explicar isso.


quando você acha que acabou, que graças a deus não tem mais problema... acaba um ano e você tem que renovar o seu titre de séjour


você prepara sua pilha gigante de documentos, vai para a sous-préfecture d'Antony (uns 30 minutos de trem de casa), chega lá, pega 20 minutos de fila e...

 a moça diz: "desolée, não renovamos titres na quinta feira"
eu digo: "mas não tem nada escrito no site"
moça responde: "pois é... mas é assim que funciona. volta amanhã que as 8h45 começamos a distribuir senhas para o departamento dos estrangeiros"

daí você não volta "amanhã" pois você tem mais o que fazer da vida do que sentar e glander numa fila de serviço público. segunda feira você volta. chega no lugar às 7h30 da manhã. tem uma fila virando a esquina. abrem-se as porteiras, a fila começa a andar, andar, existem 3 pessoas na tua frente e pimba! 


a moça avisa "'y a plus de tickets pour aujourd'hui" (não tem mais senhas pra hoje)
você faz "quê?"
ela diz: "é, desolée"


você respira. volta pra casa. enche a cara de chocolate. faz uma prova oral de ondas e acústica e na terça feira você acorda às 5h30 da manhã. chega na maldita prefeitura às 6h40. tem mais ou menos a mesma quantidade de gente que tinha no dia anterior na hora que você tinha chegado. ok. mas dessa vez você tem ticket. 40 pessoas na tua frente.

moça no. 3: "pode voltar lá pelo 12h30/13h00"
você "ok"

você volta. e ainda faltam 20 pessoas. você sai, você conhece o Parc de Sceaux. trinta minutos. você volta. 17 pessoas na tua frente. você volta pro parque. mais 40 minutos. 14 pessoas na tua frente. você se ennerve e vai procurar um macdonalds pra almoçar. 30 minutos. você volta. já passaram 8 números depois da tua senha.

seus olhos enchem de lágrimas. você pede por piedade. você pede clemência. misericórdia. perdão. compaixão. valores cristãos. ajudai o próximo.

ok. a mocinha super simpática (sem ser irônico) te atende e, voilà, você tem um récépissé (documento que prova que você deu entrada nos papeis de renovação).


em linhas gerais, bienvenu en france. se você pensa em fazer intercâmbio aqui, é mais ou menos isso que você encara. 

2 comentários:

Leonardo a dit…

em quesitos burocráticos a França é uma vergonha mesmo...mas acho que nada ganha da LMDE...nem mesmo a préfecture de police...

Maykon Junkes a dit…

Chorei de rir!
Ahahaha!
BURRRROOOO!