"expression du jour"

14 janv. 2010

para dar um tempo dos meu "maravilhoso" e "fascinante" mundo da acústica não linear (que fique claro aqui que as aspas são, sim, um marcador de ironia), eu começo uma nova tag do blog. na verdade, ela foi a primeira que meu deu a idéia de fazer um blog com posts mais frequentes.


a idéia de expressão do dia surgiu no laboratório (ou TP - Traxaux Pratiques) de mecânica de fluídos. Os TP's aqui são com uma dupla fixa desde o começo do ano, que os franceses chamam de binôme (até "dupla de laboratório" é um termo que eles tem que transformar em matemática...). meu binôme e eu pegamos a mania de discutir expressões típicas francesas no meio das conversas... aí, começou a idéia da "expression du jour" que sempre vem num contexto do cotidiano.

- être au taquet

pessoa x no TP de física quântica sobre radioatividade, no qual os professores enfiaram 9 alunos em uma micro-sala com computadores e várias fontes radioativas (sinto que os alunos terão o mesmo destino dos fundadores da école - a saber, Pierre e Marie Curie). x fazia seu experimento de partículas alfas onde tudo o que era requerido era regular a pressão com uma válvula, e segundo ele "je suis au taquet aujourd'hui", o que quer dizer "estar fazendo tudo certo, acertando tudo". não muito difícil, quando o 'tudo' é abrir uma válvula de 50 em 50 mmHg. 

agora, oremos para que eu esteja au taquet segunda feira, para a prova de Ondas e Acústica.

1 comentários:

Anonyme a dit…

Pq vc me excluiu do binome?? sacanagem...
Ondas nao da mais...